Meu primeiro contato com o equipamento AMPTS ocorreu em 2015, quando desenvolvi um estudo sobre biodegradação anaeróbia de borras gordurosas precedidas por hidrólise enzimática. Fiquei muito bem impressionado com a qualidade do equipamento, em particular, com a sua versatilidade. O seu uso tornou possível realizar diversos ensaios em paralelo com diferentes preparações enzimáticas e posterior acompanhamento da produção de metano durante a etapa de degradação anaeróbia. Essa investigação gerou um trabalho apresentado nas Jornadas e Biometanização, em Chambéry, França, em dezembro de 2016. Sem o emprego do equipamento AMPTS a evolução do trabalho teria sido muito mais lenta e a cobertura analítica não teria sido tão abrangente.

“No ano de 2019, conseguimos adquirir, no âmbito do Projeto Rede Biogás FINEP, o equipamento AMPTS II e Biorreatores CSTR da Bioprocess Control (Suécia) representada no Brasil pela Global Ciência e Tecnologia SA (GCTbio). Estes equipamentos têm sido utilizados em diversas pesquisas junto ao Laboratório de Caracterização Físico-química e Microbiológica (LACAR) do Centro de Pesquisa Inovação e Desenvolvimento (CPID) do estado do Espirito Santo, com excelente confiabilidade e desempenho mesmo com diferentes operadores e projetos de pesquisa. Devemos ressaltar aqui o excelente atendimento pós-venda na pessoa do seu técnico Jair Ferreira Junior (hoje Sócio Proprietário da SBS-Labs) que, sempre de modo solicito e eficiente atendeu todos nossos questionamentos e necessidades técnicas.”

A utilização do Gas Endeavour e do AMPTS II possibilitou o avanço nas nossas pesquisas de digestão anaeróbia. São equipamentos versáteis e de fácil manuseio e operação. Com eles, conseguimos realizar vários experimentos de digestão anaeróbia, em diferentes condições, ao mesmo tempo, com monitoramento contínuo e preciso da produção de gás, permitindo obter as melhores condições para os reatores anaeróbios. Com certeza, possuir esses equipamento é um grande diferencial para o nosso laboratório.

O treinamento da SBS-Labs na montagem de nosso equipamento AMPTS II foi ministrado por profissional de amplo domínio do assunto, o qual respondeu integralmente todas as questões formuladas sobre o instrumento, bem como proporcionou a oportunidade de discutirmos outros tópicos relacionados à sua utilização, demonstrando experiência e conhecimento.

De 1995 a 2022 fui docente da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no ensino de graduação e pós-graduação. Em 2012, adquiri um respirômetros AMPTS II da Bioprocess Control, representada no Brasil pela empresa GCT Bio S/A (Global Ciência e Tecnologia Bio S/A). A partir desta aquisição, as pesquisas relacionadas a tratamento biológico anaeróbio e produção de biogás no Laboratório de Tecnologia Ambiental passaram a ser conduzidas com maior precisão e confiabilidade, garantindo a obtenção de resultados publicáveis em periódicos internacionais de elevado fator de impacto e a conclusão de diversas dissertações de mestrado e doutorado. O equipamento facilitou a avaliação simultânea de muitas variáveis experimentais, encurtando o tempo necessário para conclusão de estudos de produção de metano. Além do retorno em termos de redução de tempo e obtenção de resultados nas pesquisas, a sempre presente e eficiente assessoria técnica prestada pela GCT Bio, em especial pelo técnico Jair Ferreira Junior, nos deu confiança para adquirir mais dois respirômetros da mesma empresa, um segundo AMPTS II e um Gas Endeavor. Foram 10 anos de melhorias continuadas no laboratório, tendo a empresa GCT Bio como fornecedora, atualmente a concessão de representação é da SBS-Labs (Smart Biotechnology Solutions – Labs), colaborado formada pela mesma equipe de antes, de forma decisiva com o fornecimento de equipamentos e suprimentos para análises de biogás/metano. Desde a aquisição, importação, instalação, até a manutenção, a empresa sempre conduziu tudo de forma eficiente e otimizada.

“Gostaríamos de expressar a satisfação com o equipamento AMPTS II adquirido para o laboratório de biogás da Universidade Federal do ABC – UFABC. O AMPTS foi uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de linhas de pesquisa de mestrandos e doutorandos do programa de Pós-graduação em Energia.

O AMPTS II mostrou-se uma ferramenta analítica essencial para a rotina de análises e ensaios de fermentação anaeróbica. Sua automação e integração completa facilitou o acesso à amostragem, análise, registro e geração de relatórios. Os 15 reatores de vidro do AMPTS II possibilitaram a realização de testes em sua forma padrão, fornecendo resultados precisos e confiáveis para as pesquisas.

Além disso, a capacidade de gerir os dados dos resultados do AMPTS II foi extremamente conveniente. A facilidade de uso, a compensação automática de pressão, temperatura e umidade, bem como a possibilidade de análise em bateladas simultâneas em diferentes momentos de partida, contribuiu significativamente para o progresso de nossos estudos.

Agradecemos a SBS-Labs por fornecer um equipamento de alta qualidade que atendeu às nossas necessidades de pesquisa na época do doutorado e está atualmente atendendo a demanda dos atuais pesquisadores. O equipamento e o suporte prestado pela SBS-Labs nos permitiu obter resultados relevantes para o avanço da área de biogás. Foi extremamente satisfeitos com a eficiência, robustez e confiabilidade do AMPTS II durante a realização das nossas pesquisas.”